segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Grand Theft Auto IV


                                                    
Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 para computador. Em 17 de fevereiro de 2009, a versão para Xbox 360 ganhou duas expansões, subintituladas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, que ganharam versões para PC e PlayStation 3 em 13 de abrilde 2010. O jogo obteve um imenso sucesso, chegando a ter mais de 13 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Também ganhou uma excelente avaliação, vistada por grandes sites sobre o assunto, como MobyGames e GameSpy. Grand Theft Auto IV teve um orçamento de custo de cerca de 100 milhões de dólares tornando-o no jogo mais dispendioso de sempre.

Jogabilidade

Grand Theft Auto IV tem uma base semelhante a de seus antecessores, que consiste em controlar um personagem livremente em um ambiente grande e amplo, no caso uma grande metrópole insular. A pé, o jogador pode andar, correr, saltar, escalar, nadar (mas não mergulhar), comer, beber, e também, utilizar diversos tipos de armas, sejam elas facas, bastões, pistolas, fuzis, bazucas, granadas e outras. Também é possível utilizar veículos, como carros, motos, caminhões, barcos e helicópteros. Existem também atividades complemetares, como boliche e corridas. Sendo o jogo centrado no mundo do crime, o jogador pode também realizar ações ilegais, como roubar, agredir e/ou matar alguém, o que pode chamar a atenção de policiais.
Embora seja necessário completar as missões para o desenrolar do enredo e para que o jogador libere certas áreas, estabelecimentos e conteúdos do jogo; é possível realizá-las a qualquer momento do jogo, e em diferentes ordens. Algumas missões, contudo, podem surgir repentinamente e o jogador terá de completá-las assim que for informado. Um fato novo na série é a possibilidade de fazer escolhas, como por exemplo, matar alguém ou poupar sua vida, ou escolher alguém para matar entre duas pessoas. Algumas escolhas podem ser insignificantes para o enredo, outras podem determinar até o final do jogo.
O dos softwares Bullet

[editar]Combates e saúde

Os sistemas de combates e de perseguição policial de Grand Theft Auto IVforam totalmente remodelados em relação aos antecessores. Agora o jogador pode se esconder atrás de qualquer objeto e a polícia está mais inteligente.
O jogo possui um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode se esconder detrás de paredes, caixas, carros e vários outros objetos; mirar em pessoas específicas ou mirar livremente.[18] Niko também pode fazer execuções em certos personagens, caso esteja portando uma pistola e a marca do alvo esteja piscando em vermelho. Há vários golpes de combate manual, incluindo chutes, socos, contra-golpes e desarmes.
A saúde de Niko é representada por um semicírculo em volta do radar, sendo a outra metade do círculo reservada para representar o colete a prova de balas. Os alvos também são marcados por círculos de energia e colete. A barra pode ser preenchida de várias maneiras: comendo, bebendo soda, dormindo, coletando quites médicos, chamando os paramédicos pelo telefone, ligando para uma namorada que pode auxiliá-lo pelo telefone, ou fazendo sexo com uma prostituta. O nível de saúde diminui conforme o jogador é atropelado, socado, atingido por tiros, afogado ou quando ele cai de uma grande altura. O colete só é danificado por tiros e explosões.[19]
O personagem também pode morrer, seja baleado, atropelado, arremessado pelo para brisa do carro quando a batida é muito forte, afogado e etc. Ele será então levado ao hospital mais próximo onde terá alta após algumas horas e o pagamento de uma quantia de dinheiro (10% da fortuna total do jogador, desde que este valor seja US$10.000,00 ou menos). As armas e a munição são mantidas.

[editar]Polícia

O sistema de "Nível de Procurado" foi completamente alterado em relação aos jogos anteriores. O número de estrelas aumenta conforme o jogador pratica crimes cada vez mais violentos, e esse aumento é correspondido pelo envio de homens e veículos de agências mais bem-equipadas. Contudo, são outras as agências que perseguem o jogador. Nas edições anteriores, o jogador era perseguido pela SWAT, pelo FBI e até pelo exército norte-americano, mas agora a polícia é auxiliada por policiais da NOOSE (National Office of Security Enforcement - uma paródia da DHS[20]) num nível de três estrelas, e por agentes da Unidade de Resposta Tática da NOOSE (uma paródia da Unidade de Serviço de Emergência do Departamento de Polícia da Cidade de Nova Iorque) ou agentes do FIB (Federal Investigation Bureu - paródia do FBI) em níveis de quatro estrelas em diante.
A partir do nível de três estrelas, um helicóptero da polícia é enviado, contendo homens armados com fuzis. Se o nível de estrelas for maior, um helicóptero maior será enviado, embora ainda sejam utilizados atiradores de elite, ao invés das metralhadoras automáticas da aeronave.
Quando Niko passa a ser procurado, um círculo forma-se em volta dele, Ele demarca a área onde a polícia estará procurando por ele. Se o personagem sair do círculo e não for avistado por algum policial após um tempo, a perseguição acaba. O círculo aumenta conforme o nível de procurado também aumenta. Há outras maneiras de se escapar da polícia, como utilizando um Pay 'n' Spray (desde que a polícia não o veja entrando no estabelecimento), trocando de veículos escondido da polícia, ou simplesmente ligando para certos personagens que podem ter a habilidade de livrar Niko dos policiais.
Quando o nível de procurado é de apenas uma estrela, policiais não atiram em Niko, mas podem fazê-lo se render caso cheguem muito perto. O jogador pode escapar da polícia logo antes de ser algemado, mas isso lhe renderá uma estrela a mais.[18] Pedestres também podem chamar a polícia caso vejam um crime sendo cometido.[21][22]

[editar]Veículos

Todos os veículos do jogo estão equipados com um mapa GPS, usado no radar do jogo. Pode-se marcar pontos em qualquer lugar do mapa, e o radar automaticamente sugerirá a mais curta rota até o destino, lembrando que ele considera a existência de vias de mão-única, canteiros centrais, etc. Niko pode também parar táxis na rua para viajar pela cidade, mediante o pagamento da corrida. As corridas podem ser simplesmente puladas (mediante o pagamento de uma quantia extra), levando o jogador ao destino instantaneamente.
Durante perseguições, o jogador pode focar a câmera no alvo, e a mira no modo de direção é livre, havendo a possibilidade de se utilizar pistolas, metralhadoras sub-automáticas, granadas ou coquetéis molotov enquanto se dirige.[23]
Os softwares Bullet e Euphoria fazem Niko reagir diferente a cada queda de motocicleta, sendo as reações proporcionais às intensidades dos impactos e às suas direções.[24]
Os veículos também podem ser danificados de diversas maneiras diferentes, de acordo com a intensidade do impacto. Motos podem ter sua lataria amassada e seus faróis quebrados. Carros não explodem se virarem de cabeça para baixo, mas podem ainda pegar fogo e explodir se forem suficientemente danificados por colisões, tiros ou incêndios. Motores podem ser danificados de tal modo a não funcionarem mais, inutilizando o veículo. Explosões próximas ou batidas muito fortes podem ainda entortar as rodas de um carro de modo que ele perca a estabilidade ou até a capacidade de locomoção.
Para fazer missão de táxista, você tem que ligar para o Roman pedindo trabalho, pegar o táxi na empresa dele, buscar o passageiro, e levá-lo onde ele quiser, ganhando uma recompensa que é variada de acordo com a corrida feita.

[editar]Comunicação

Como no jogo anterior (GTA San Andreas), o protagonista porta um telefone celular. Contudo, o aparelho agora desempenha um papel muito mais importante e pode ser usado para várias ações. Pode ser usado como agenda, para ler mensagens de texto, chamar amigos e namoradas para sair, conversar com eles ou requisitar serviços como redução no nível de procurado, descontos em lojas, auxílios em geral, etc. Quando uma missão é fracassada, uma mensagem é enviada ao protagonista para que o jogador possa tentá-la de novo sem precisar se dirigir ao local de onde Niko foi enviado. Uma câmera também pode ser usada (no modelo que Niko ganha mais tarde de Playboy X) para tirar fotos. Ainda, o jogador pode ligar para a emergência (911) para chamar a polícia, os paramédicos ou os bombeiros.[25] O celular também pode ser utilizado para acessar o modo de multijogadores.
A internet agora também ser utilizada. Uma rede de lan houses, chamada TW@ (um trocadilho com a palavra twat, que significa vagina ou clitóris) ou laptops de alguns apartamentos podem ser utilizados para acessá-la. Há mais de 100 sites disponíveis, sendo alguns necessários para completar certas missões. Niko possui também um e-mail, com o qual pode receber informações sobre missões ou simplesmente conversar com conhecidos. Nesse caso, a TW@ foi apresentada em construção em GTA III e GTA: Libert City Stories, localizada em Staunton Island.
Quando dentro de um carro da polícia, Niko pode usar o computador do carro para acessar a base de dados dos criminosos de Liberty City, chamar por reforços, ou informar-se sobre crimes que estão acontecendo no momento para que possa resolvê-los e ganhar dinheiro em troca.[26]
Niko pode também assistir à televisão em qualquer de seus apartamentos. Há alguns canais com propagandas e programas como documentários, desenhos animados, reality shows, e até mesmo ver cenas do GTA San Andreas, etc. Niko também tem possibilidades de jogar video-game em seus apartamentos, na maioria das vezes seus jogos são de aviões de guerra.

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